quinta-feira, 7 de abril de 2011

"Olhou, mas não viu", ou "Seres invisíveis"

Adaptada de www.pedbikeimages.org/Dan Burden
Um conceito interessante é o relacionado à ocorrência de incidentes do tipo “olhou, mas não viu” (HERSLUND; JØRGENSEN, 2003). Estes autores explicam que uma hipótese para esse tipo de incidente é que certos motoristas experientes costumam olhar, ou em outras palavras, direcionar o seu foco visual para locais onde outros veículos motorizados normalmente se encontrariam. Essa seleção espacial pode ser motivada pela possibilidade desses motoristas interpretarem os veículos motorizados como sendo os mais perigosos. Dessa maneira estímulos que estejam fora da área de foco, apesar de estarem dentro do seu campo visual, na área da visão periférica, podem passar despercebidos. Em outras palavras, determinados motoristas que procuram apenas por veículos motorizados, ao não verem um veículo motorizado ou avaliando que este está a uma distância segura, podem simplesmente não perceber um ciclista, mesmo este estando próximo.

De acordo com Summala et al. (1996), na decisão entre velocidade e segurança, certos motoristas precisam otimizar o processo de busca visual caso desejem manter determinadas velocidades, passando a serem tão seletivos na alocação de atenção que chegam a ignorar ameaças menos prováveis ou que apresentem, segundo seu julgamento, menor perigo - de acordo com essa teoria, determinados motoristas que desejam realizar conversão à direita (p.ex., numa interseção do tipo T), focalizam sua atenção em veículos motorizados vindos da esquerda e não verificam a presença, por exemplo, de ciclistas vindo da direita numa ciclovia.

Räsänen e Summala (2000) reforçam essas teorias quando afirmam que no seu estudo os motoristas mais rápidos foram os que deram menos a preferência aos ciclistas, tanto aos que vinham da direita quanto aos que vinham da esquerda.

- HERSLUND, M. -B.; JØRGENSEN, N. O. Looked-but-failed-to-see-errors in traffic.  Accident Analysis and Prevention, v.35, n.6, p. 885-891, 2003.
- RÄSÄNEN M.; SUMMALA, H. Car drivers's adjustments to cyclists at roundabouts. Transportation Human Factors, v.2, n.1, p.1-17, 2000.
- SUMMALA, H et al. Bycicle accidents and driver's visual search at left and right turns. Accident Analysis and Prevention, v. 28, n.2, p. 147-153, 1996.

Um comentário:

  1. Isso aconteceu comigo, exatamente dessa forma, enquanto eu atravessava um cruzamento de bicicleta. Por sorte, o carro que me atingiu estava a 30km/h e nada de grave ocorreu. Interessante é que a motorista não me viu mesmo eu estando na frente do carro por uns 5 segundos e sinalizando com o braço para que ela parasse.

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