Adaptada de www.pedbikeimages.org/Dan Burden |
De acordo com Summala et al. (1996), na decisão entre velocidade e segurança, certos motoristas precisam otimizar o processo de busca visual caso desejem manter determinadas velocidades, passando a serem tão seletivos na alocação de atenção que chegam a ignorar ameaças menos prováveis ou que apresentem, segundo seu julgamento, menor perigo - de acordo com essa teoria, determinados motoristas que desejam realizar conversão à direita (p.ex., numa interseção do tipo T), focalizam sua atenção em veículos motorizados vindos da esquerda e não verificam a presença, por exemplo, de ciclistas vindo da direita numa ciclovia.
Räsänen e Summala (2000) reforçam essas teorias quando afirmam que no seu estudo os motoristas mais rápidos foram os que deram menos a preferência aos ciclistas, tanto aos que vinham da direita quanto aos que vinham da esquerda.
- HERSLUND, M. -B.; JØRGENSEN, N. O. Looked-but-failed-to-see-errors in traffic. Accident Analysis and Prevention, v.35, n.6, p. 885-891, 2003.
- RÄSÄNEN M.; SUMMALA, H. Car drivers's adjustments to cyclists at roundabouts. Transportation Human Factors, v.2, n.1, p.1-17, 2000.
- SUMMALA, H et al. Bycicle accidents and driver's visual search at left and right turns. Accident Analysis and Prevention, v. 28, n.2, p. 147-153, 1996.
Isso aconteceu comigo, exatamente dessa forma, enquanto eu atravessava um cruzamento de bicicleta. Por sorte, o carro que me atingiu estava a 30km/h e nada de grave ocorreu. Interessante é que a motorista não me viu mesmo eu estando na frente do carro por uns 5 segundos e sinalizando com o braço para que ela parasse.
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