segunda-feira, 4 de abril de 2011

Projeto Pedal Consciente - apoio da Organização ACESSO

Durante 8 meses, alunos da rede púlica de ensino de São Carlos/SP, com idade entre 13 e 15 anos, irão participar do Projeto Pedal Consciente, realizado pela Associação São Carlense de Ciclismo. Serão 8 escolas, com 15 alunos de cada uma delas. Durante um mês, os alunos de cada escola terão aulas teóricas e práticas, das 14h00 às17h00:


Módulo 1 - Mobilidade Urbana e Segurança no Trânsito
Módulo 2 - Meio Ambiente e Pedal na Terra
Módulo 3 - Mecânica, peças de bicicleta e ciclismo
Módulo 4 - Ciclismo para saúde e escolinha de ciclismo


atrás - Vanusa, Ítalo, e Leonardo
na frente - Vítor, Mailon, Telmo e Werlen
Entre 21 e 25 de março tive o prazer de participar do Projeto Pedal Consciente. Fui convidado para dar as aulas, durante a semana do módulo Mobilidade Urbana e Segurança no Trânsito para o pessoal da escola Dalila Galli, a primeira do projeto.
Em nome da Organização ACESSO agradeço ao Mateus Manzini, coordenador do projeto e à Mariana Ignatios e ao Christian Reis, da direção da Associação São Carlense de Ciclismo pelo convite, acolhida e estadia em São Carlos, terra do lanche grande.
Parabéns pelo projeto, que é demais! É cidadania, é mostrar que que a vida é mais que um pensamento único!
Obrigado ao pessoal da escola Dalila Galli, vocês foram demais também! Esperando ansioso pelas próximas escolas.


Módulo Mobilidade Urbana – Ir aonde a gente quer ir na nossa cidade
Aula 1 – Mobilidade Urbana? O que é isso?
Discussão sobre as atividades que as pessoas fazem na cidade, como elas se deslocam e as características dos diferentes modos. O objetivo geral dessa aula foi que deixar claro que existem várias formas diferentes de ir aonde se quer ir na cidade.

Aula 2 - O jeito que a cidade é e como isso muda o jeito que a gente vai pros lugares
Como as escolhas dos diferentes modos de transporte refletem na vida das pessoas e na cidade de modo geral. Discussão sobre o espaço público ocupado pelos diferentes modos. O objetivo foi fazer os alunos refletirem sobre as diferentes escolhas de transporte. Pedalada pelo campus da UFSCar.

Aula 3. Pra que servem as leis de trânsito?
Discussão sobre leis, direitos e deveres. Utilizando o Google street view de diversas cidades – Amsterdam, Copenhaguem, Estocolmo, Berlim, Tóquio – mostrando o uso da bicicleta como modo de transporte.

Aula 4. Entendendo melhor as leis de trânsito
Continuação da discussão sobre leis, direitos e deveres. Apresentação de algumas leis do código de trânsito brasileiro. P
edalada e atividades práticas sobre tempo gasto para se chegar num mesmo local utilizando diferentes modos. Atividades práticas para mostrar o espaço ocupado na via por um mesmo número de pessoas nos casos dessas pessoas utilizarem ônibus, carros ou bicicletas.

Aula 5. Existem leis sobre como andar de bicicleta no trânsito?
Apresentação de mais leis, principalmente as relacionadas diretamente aos ciclistas. Apresentação das principais sinalizações verticais e horizontais. Discussão sobre segurança no trânsito. Pedalada, discutindo, com exemplos, assuntos abordados nas aulas anteriores.

Li no blog do Projeto Pedal Consciente "Porque pedalar é divertido". Aí fiquei pensando... acho que de tudo que discutimos e fizemos talvez o mais importante mesmo foi que a garotada achou muito divertido pedalar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário