terça-feira, 19 de abril de 2011

Sugestões de implementações de Tráfego Compartilhado

Vou apresentar duas sugestões de implementações de Tráfego Compartilhado, bastante comuns em outros países, principalmente na América do Norte. Fica a sugestão para análise do CONTRAN.


Sinalização de Tráfego Compartilhado

Fonte: City of Baltimore Department of Transportation
A primeira sugestão, de sinalização de tráfego compartilhado (figura acima), me agrada muito, pois é simples de ser implementada, barata quando comparada com outras intervenções e contempla vários propósitos muito importantes:

(1) alertar os demais usuários do sistema viário para a possibilidade de tráfego de ciclistas;

(2) alertar outros usuários do sistema viário para a largura que os ciclistas ocupam na via - a largura da sinalização indica a largura ocupada pelo ciclista;

(3) ajudar os condutores de bicicleta a se posicionarem de modo a não incentivar motoristas a tentarem trafegar imediatamente ao lado dos ciclistas, nos casos onde a largura das faixas não permite tal manobra. 
Determinados ciclistas, por receio de sofrer acidentes, se mantêm o mais próximo possível da lateral da via. Isso pode, em alguns casos, especialmente onde a largura da faixa quase permite que um veículo motorizado trafegue ao lado de um ciclista, fazer com que determinados motoristas se enganem e tentem realizar essa manobra, apresentando dessa forma risco ou mesmo ocasionando um acidente;

(4) deixar mais evidente, aos motoristas, se é possível ou não trafegar ao lado do ciclista na mesma faixa, incentivando assim a ultrapassagem segura de veículos motorizados;

(5) ajudar os condutores de bicicleta a se posicionarem de modo a diminuir a chance de acidente com abertura de portas de veículos estacionados na via (paralelo à guia);

(6) reduzir a incidência de tráfego de bicicletas no sentido contrário ao determinado na via;

(7) servir de advertência no término de ciclofaixas ou acostamentos pavimentados, sendo aplicada na área de transferência entre a área segregada e a área compartilhada;

(8) servir de advertência em trechos onde um determinado obstáculo impossibilite que o ciclista continue trafegando no acostamento, auxiliando o ciclista a se posicionar na via e a alertando os demais usuários do sistema viário que nesse trecho os ciclistas precisam sair do acostamento.

Fonte: Adaptada de Maryland Department of Transportation State Highway Administration
A figura acima representa um esquemático com sugestão de posicionamento da sinalização de tráfego compartilhado ao lado de faixa de estacionamento paralelo à guia.

Faixa Larga
Outra forma de organizar o espaço do tráfego é a adoção de faixas da direita com largura maior que as demais (wide curb lanes). Estas estruturas cicloviárias também são relativamente fáceis de serem implantadas.

Fonte: Hunter.
Alguns trabalhos sugerem que a faixa larga (termo que adotei), deva ter largura de, no mínimo 4,2 metros, mas menos que 4,8 metros, pois larguras maiores que essa podem encorajar que ela seja ocupada por 2 veículos motorizados, trafegando lado a lado.

Fonte: Oregon Department of Transportation.
A figura abaixo representa um esquemático exemplificando uma alteração de largura de faixas de rolamento, através de aplicação de nova sinalização horizontal, de modo a possibilitar a criação de uma faixa larga.

Fonte: Adaptada de Oregon Department of Transportation.

Uma desvantagem da faixa larga é que ela pode estimular o aumento da velocidade dos veículos motorizados. Uma maneira de desestimular esse aumento seria a implantação da faixa larga conjugada com o símbolo de tráfego compartilhado.
Outra maneira seria a implantação de medidas de moderação de tráfego (traffica calming), em determinados pontos da via, similar á apresentada na figura abaixo. 


Fonte: Danish Road Directorate

- CITY OF BALTIMORE DEPARTMENT OF TRANSPORTATION. Bicycle facility design guide: Draft. [2005?].
- DANISH ROAD DIRECTORATE. Collection of Cycle Concepts. Danish Road Directorate, 2000.
- HUNTER, W.W. A comparative analysis of bicycle lanes versus wide curb lanes: final report: FHWA-RD-99-034. Mc Lean: Office of Safety and Traffic Operations Research & Development - Federal Highway Administration, 1999.
- MARYLAND DEPARTMENT OF TRANSPORTATION STATE HIGHWAY ADMINISTRATION. Maryland SHA bicycle and pedestrian design guidelines. [2006?].
- OREGON DEPARTMENT OF TRANSPORTATION. Oregon bicycle and pedestrian plan. Salem: Oregon Department of Transportation, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário